January 18, 2023

4 min read

8 aprendizados de viagem que mudaram minha vida

Oi gente linda! Gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi como au pair, onde tive a oportunidade de morar, viajar e me virar sozinha no exterior. Quero que vocês tenham uma noção dos aprendizados maravilhosos que uma experiência como esta pode trazer. Em primeiro lugar, a gente amadurece de diversas maneiras e isso ninguém tira de você. Uma experiência assim, não tem preço!  Desde que fui morar nos EUA como au pair, aprendi a:

1. Assumir a responsabilidade sobre minha própria vida

Morar e viajar sozinha no exterior, fez eu assumir de fato, minhas responsabilidades. Na Alemanha, morava com minha família e estava acostumada a ter meus pais sempre por perto. Minha mãe tomava a frente de tudo e cuidava de coisas que eu não dava a mínima importância.    Só sabemos o trabalho que dá e temos a verdadeira noção do que é assumir as rédeas da nossa própria vida, quando moramos sozinhos. A maneira como iremos viver só compete a nós mesmos. Afinal, ninguém irá decidir por você.

2. Confiar em mim

Tomar decisão com confiança foi outro aprendizado valioso. Independentemente de serem grandes ou pequenas. Confesso que vacilei algumas vezes. E está tudo bem, afinal, errar faz parte, ainda mais quando somos jovens. É sobre aprender como não agir das próximas vezes! Esta experiência definitivamente me fez perceber quanto sou forte e capaz. Você nunca descobrirá seu potencial até enfrentar determinadas situações.

3. Descobrir quem realmente eu sou

Quanto mais viajava, mais aprendia sobre mim mesma e minha personalidade. É como diz aquele velho ditado: “Viajamos não para escapar de nós mesmos, mas sim para nos encontrar”. Esta é a mais pura verdade.     Sou super extrovertida, adoro estar rodeada de pessoas. Amo fazer amizades. Quando cheguei, só pensava: “Estou só, preciso ter gente por perto”.

Mas viajar sozinha me fez perceber como era bom poder desfrutar da minha própria companhia. Resgatei o prazer de ler, registrar minhas memórias, meditar, coisas que só são possíveis quando estamos sozinhos. Sinceramente, nunca pensei que iria gostar tanto destes momentos. Desde que cheguei, me desafiei a fazer coisas completamente diferentes. Comecei a prestar atenção em novos gostos e interesses.

4. Admirar a minha e as demais culturas

Confesso que não valorizava meu país de origem como deveria. À medida que viajava, fui conhecendo culturas diferentes e percebendo que cada país tem seus prós e contras.

Hoje, por exemplo, sei que os alemães são mais pontuais, organizados e gostam de se planejar. Os americanos, são extremamente acolhedores. Pelo menos os do Sul, são super gratos e pedem desculpas por qualquer motivo, por mais simples que seja! Os espanhóis, por sua vez, são super abertos, receptivos e animados. Aliás, adoro os espanhóis. Sou apaixonada pela América do Sul, sua cultura e culinária.

Descobri que cada cultura tem algo especial e adoro conhecer cada uma delas. Precisamos estar abertos e observar à nossa volta para aprendermos uns com os outros.

5. Sair da minha zona de conforto e correr riscos

Isso realmente mudou a minha vida. Acredite, há um mundo de possibilidades maravilhosas e incríveis além do medo. É óbvio que deixei me dominar pelo medo por diversas vezes nos EUA, mas quando assumi o controle e fiz exatamente o que precisava ser feito, tive a certeza de que tudo valeria a pena. No fundo, sabia que poderia ser divertido também. Quando você finalmente transforma seu medo em motivação, tudo muda.

6. Compreender melhor as pessoas

Mudei meu modo de enxergar o mundo e de pensar assim que passei a ter como referência não só a minha, mas outras culturas que tive a oportunidade de conhecer de perto.Definitivamente viajar me ajudou a julgar menos e a ter mais empatia. Você se dá conta de que não é o centro do universo, que há diferentes maneiras de ser, de que não há certo ou errado.

Minha família anfitriã é um ótimo exemplo, como já recebeu sete au pairs de culturas diferentes, sua visão de mundo é muito maior. Eles compreendem muito melhor outras culturas e porquê das pessoas agirem de determinadas maneiras.

7. Investir em experiências e não em bens materiais

As viagens me ensinaram a valorizar muito mais experiências do que bens materiais. As coisas um dia acabam. Diferentemente de experiências e memórias, que duram para sempre. Prefiro mil vezes, ter histórias e aventuras para contar do que simplesmente acumular objetos. Esta consciência muda sua vida, seu modo de ser e de agir.

8. Pensar fora da caixa

Um dos aprendizados mais valiosos que tive foi “pensar fora da caixa”. Quanto mais via o mundo, mais percebia o quanto era pequena em relação a tudo que ainda queria conhecer. Há tanto para ver e viver! Mal posso esperar.  Para saber mais sobre tudo que aprendi viajando e conhecer minha experiência como au pair, por favor visite meu canal no YouTube.      No final, nos arrependemos somente daquilo que não fizemos, dos relacionamentos que deixamos de ter por puro medo e das decisões que demoramos para tomar. Sou profundamente grata por tudo que aprendi e pelos momentos memoráveis que tive como au pair!