November 29, 2022

5 min read

Entrevista com o au pair Rémi: "Viajei para absolutamente todos os 50 estados dos EUA!" 

Após passar 2 anos cuidando de dois host boys em São Francisco- CA, o au pair Rémi está de volta à França. E mesmo em meio à pandemia de COVID, Rémi conseguiu visitar os 50 estados dos EUA! Conversamos com ele para saber como foi possível e descobrir tudo o que aprendeu ao longo do caminho. 

Você já foi para os EUA com este objetivo?

Na verdade pretendia visitar 25 estados. Mas acabei batendo essa meta muito mais rápido do que imaginava. Então decidi visitar mais dois terços e nada mais. Pra minha surpresa, minha família anfitriã disse que eu seria capaz de fazer isso mesmo após a chegada da pandemia. E reforçou: "Tá tudo bem, confiamos em você."

Eu e minha família anfitriã, atravessamos o país de carro. Eu era au pair em São Francisco e minha host grandmother morava na Flórida. Então, minha família anfitriã decidiu passar o verão lá. Fomos de carro, levamos três dias para atravessar o país na ida. E na volta quatro. Paramos em diversas cidades e estados incluindo: Albuquerque, Novo México, Amarillo, Texas, Memphis e Nashville, Tennessee. Foi simplesmente incrível.

Todo verão eu tinha duas semanas extras de folga porque minha família anfitriã ia visitar os pais do meu host dad na França. Além disso, fiquei quase dois anos e 4/5 meses nos EUA, isso também me ajudou. 

Você tinha alguma estratégia para alcançar essa meta?

Com certeza! Fiz várias viagens de carro completamente malucas. Já pra outros lugares, ia de avião. Por exemplo, tirei uma semana de férias em setembro pra conhecer New England. Detalhe, não fui só para Maine, New Hampshire ou Vermont. Conheci tudo. Como o país é imenso, tive que fazer boas escolhas.

Viajei bastante, mas será que todas as viagens valeram a pena? Consegui curtir cada lugar de verdade?

Algumas pessoas diziam: "Impossível. Você só tinha os finais de semana livre." Mas quer saber? Eu fiz exatamente o que eu queria. Sempre fazia uma lista com todos os lugares que queria conhecer, é claro que às vezes ficava exausto. Mas foi tão incrível realizar esse sonho.

Tentei conhecer somente as grandes metrópoles, mas amo natureza, trilhas. Acabei conhecendo muitos Parques Nacionais. Geralmente deixava um dia para cada. Infelizmente só consegui visitar 26 dos 60. Mas mesmo assim valeu a pena. 

Qual foi sua primeira viagem nos EUA?

Havaí, simplesmente inesquecível! Lembro que liguei pro meu host dad e disse: "Me ajuda. Aluguei um carro e não sei com qual combustível abastecer! Onde fica o botão para abrir o porta-malas?" Hoje eu acho engraçado, mas na hora eu estava realmente desesperado. Meu host dad foi muito paciente.

Você viajou mais sozinho ou com outras au pairs?

Olha, eu fiz várias viagens de carro com outras au pairs. Fui mais de duas, três vezes, para Nevada e Washington com alguns amigos. Tinha também uma amiga da França que havia conhecido antes de me tornar au pair. Fizemos uma viagem grande de 9 dias e 14 estados, juntos. Foi demais.  Mas quando era pra conhecer um novo estado, preferia ir sozinho. Na maioria das vezes viajava sozinho. 

E quais as vantagens de viajar sozinho?

Ah, são tantas. Maturidade e experiência, por exemplo. Você diz: “Não vou dar conta.” Depois percebe que é capaz. Você fica muito mais confiante.

Como você conseguiu bancar as viagens para os 50 estados?

Com minhas próprias economias. Antes de ir para os EUA eu já trabalhava, afinal sempre quis ser independente, sabe como é né? Acabei nem usando muito esse dinheiro, pra ser sincero, quase nada. Economizei muito durante o lockdown, na primeira onda de COVID.

Conheci algumas au pairs da região que diziam: "Você viaja tanto. Não sei como. Não consigo guardar dinheiro". E eu respondia: "Temos objetivos diferentes. Você vai a restaurantes e festas praticamente todo fim de semana". É muito fácil gastar rápido o salário em lugares como São Francisco. Se você pega um Uber para ir ao restaurante. Pede um prato com bebida alcoólica. Acaba gastando muito. 

Onde você se hospedava?

Em Airbnb. Não era muito caro. Na verdade, bem mais barato que hotel. Além disso eu podia cozinhar. Fazia salada de macarrão ou noodles. Tinha sempre geladeira pra deixar água e frutas. Conhecia pessoas de diversos estados e aprendia muito. Às vezes eu dizia: "Quero conhecer tal lugar" e eles diziam "Não vale a pena. É melhor você ir para esse outro". Dito e feito! Era muito divertido. Conheci muita gente legal. Com minha família anfitriã, geralmente ficava em campings ou hotéis.

Melhores dicas para viajar barato?

Antes de comprar passagens aéreas, primeiro pesquise em sites comparativos de preços. Depois faça a reserva no site da cia aérea. Esta é uma dica importante porque geralmente os sites de comparação de preços cobram uma taxa de reserva. Airbnb ou camping são ótimas opções. Costumava comer no Walmart, além de bom, não era caro. Sempre que possível, guarde metade do seu salário semanal. Reserve uma parte para impostos e deixe o resto para viajar. A outra metade do salário, você pode gastar no fim de semana, assim não fica tão pesado, o que acha?

Você tem preferência por alguma cidade?

É engraçado porque todos os americanos me perguntavam isso. Seattle é a minha favorita. Na verdade, não considerei nenhuma cidade da Califórnia porque eu morava lá—então fica complicado escolher uma só. Definitivamente eu amo a Califórnia! Se eu tivesse que escolher três estados, meus favoritos seriam: Maine, Alasca e Estado de Washington.  Adorei Maine porque fui pra lá em setembro/outubro. As cores das folhas no outono são impressionantes! Visitei o Acadia National Park e o Baxter National Park, simplesmente divinos.     No Alasca, amei Seward e a geleira. Fui também pro Denali National Park. Onze horas de ônibus! Não é permitido dirigir dentro do parque porque é uma área protegida. Vimos alces e ursos, foi incrível.

O Estado de Washington foi o melhor. Lá estão localizados os parques nacionais lindos como: Olympic National Park, North Cascades National Park e Mount Rainier. Simplesmente maravilhosos. Tive o prazer de conhecer estes três parques nacionais no meu último fim de semana nos EUA. 

Em qual estado as pessoas são mais prestativas?

Alasca. Eu fiquei completamente perdido lá. Pousamos por volta das 22h e não havia nenhum sinal disponível, incluindo o de GPS.  Eu não tinha como ir para o Airbnb. Liguei para o responsável e ele foi me guiando por telefone: "Pegue esta avenida. Vire nesta rua.” E por fim ele disse: "Ok, você chegou. Quer uma cerveja?” Conversamos bastante, ele foi muito atencioso.

Melhor comida?

O churrasco do Tennessee!

Melhores praias? Havaí

Melhores montanhas?

Estado de Washington

Melhores baladas?

Louisiana

Melhor lugar para compras?

Nova York. Tem que tomar cuidado pra não gastar todo seu dinheiro com presentes! 

Outras dicas de viagem para au pairs?

Acredite em si mesma. Você consegue!

Obrigada Rémi por dividir sua experiência!